top of page

Jogar à Bola

É cada vez mais consensual que o Futebol de Rua é fundamental para o desenvolvimento dos jovens jogadores, sobretudo agora que a modalidade está cada vez mais "mecanizada" começando a observar-se essa "mecanização", cada vez mais cedo, em equipas de escalões mais novos, onde não há lugar à criatividade, iniciativa, improvisação ou liberdade de decidir.

Sendo o Rafael Salgueiro e eu defensores do futebol de rua e aproveitando as férias de verão, onde a grande maioria das crianças e jovens estão sem competir, decidimos criar o Projeto "Jogar à bola".

Este projeto foi voluntário, contou com o apoio da União das Juntas de Freguesia do Maxial e Monte Redondo (Torres Vedras) e da Casa do Povo do Monte Redondo que nos cedeu o espaço para a implementação do projeto.

O espaço foi um antigo campo de futebol pelado cheio de irregularidades. O objetivo do projeto foi o de desenvolver a capacidade motora e técnica individual das crianças e jovens (a partir dos 4 anos), que se quisessem juntar ao projeto que foi totalmente gratuito.

Recriámos diferentes jogos de bola que jogávamos na rua (baliza à baliza, vira costas com equipas, vira costas todos contra todos, remates com cruzamentos, jogo...). Não foi permitido chuteiras, caneleiras, coletes e as bolas tinham diferentes tamanhos, podendo estar mais ou menos cheias. As equipas foram compostas por crianças de diferentes idades.

bottom of page