top of page

Futebol

Muitas vezes perguntam-me o porquê de eu me preocupar com os meus jogadores sobre assuntos que são extra futebol!
A minha resposta é clara: eu para ter alguém a 100% comprometido com a equipa, preciso que ele esteja bem nos outros quadrantes da sua vida. Por isso, quando algum jogador tem um problema e me conta, eu tento ajudar.
O que ganho com isso?
A satisfação de saber que fiz a diferença na vida de uma pessoa, por mais pequena que seja (3 exemplos):
"já sabe ficarei sempre grato pelo que fez comigo desde que chegou ! Obrigado por me dar o conforto e acreditar em mim em tudo !"
"Queria desde já agradecer lhe por tudo pq aprendi muito consigo mesmo não só como jogador mas também como pessoa..."

"Em relação a equipa continua com o bom trabalho porque os jogadores têm amizade e empatia contigo por diversas razões, e como eu disse num comentário tivemos algumas divergências mas agora que olho para traz e com evolução e passagem por outros clubes vejo que algumas chamadas de atenção era para o meu bem a procura do meu melhor estado.. E nunca deixo de agradecer a confiança que foi apostar em mim que me fez crescer muito".
Não é fácil gerir tantas pessoas, mas garanto-vos que os resultados poderão ser fantásticos!

14595811_1080194105411036_39544480124537

Se há pessoas que eu respeito, são aquelas que despendem do seu tempo para trabalhar em prol dos clubes amadores. Graças a essas pessoas, os clubes continuam a existir e assim dar oportunidade a vários jogadores de praticar esta modalidade.
Uma vez ouvi um comentário no clube que representava na altura, de que determinada pessoa fazia uns relatórios fenomenais das equipas adversárias.
Eu que tinha acesso a esses relatórios, realmente achava-os uma boa ajuda, mas estavam muito longe de serem fenomenais. O que vinha descrito nesses relatórios era o que um simples adepto com gosto pela modalidade observava numa visão bastante global e muito pouco técnica. Não estou a criticar esses relatórios, pelo contrário, acho muito bem que as pessoas tentem ajudar a equipa com aquilo que podem oferecer.
O que me deixou a pensar foi que realmente quando o assunto é futebol, todos opinam porque pensam que a modalidade são apenas 11 contra 11 onde a equipa que tiver maior garra e preparada fisicamente ganha (a tal visão muito global).

Cada jogador nas suas diferentes posições do campo não podem apenas pensar nas suas missões táticas universais (exemplo: avançados estão para marcar golos e guarda redes estão para defender).
Nada mais errado!
O futebol de hoje desde o guarda - redes até aos avançados as suas principais missões são:
AJUDAR A EQUIPA E MARCAR E NÃO SOFRER GOLOS! (mesmo que isso implique tocar poucas vezes na bola)
Quando todos pensarmos assim, estaremos no bom caminho!

Enquanto Treinador, temos que demonstrar no nosso discurso a ambição de querer vencer, e depois dentro do campo provar que realmente somos fortes.
Essa atitude tem que ser demonstrada desde o primeiro jogo da competição, para ganhar o respeito de todos os adversários.

Sinceramente acho mal que portugueses que torçam pelas equipas estrangeiras, quando estas jogam contra equipas portuguesas nas competições europeias.

A fraca participação das equipas portuguesas nas competições europeias, tem repercussões a médio prazo com a participação de menos equipas na Liga dos campeões e Liga Europa...

Tudo isto acaba por ser mau para o futebol português devido à competividade e experiência que se ganha nestas competições.

Por esse motivo, deixemos as rivalidades clubísticas para as competições internas e  apoiemos as equipas portuguesas lá fora.

Independentemente do resultado que esteja no momento, sobretudo quando se está a ganhar por muitos, todas as situações de finalização são para marcar, assim como também se dever evitar cometer erros defensivos. Eu chamo a isso respeitar o adversário, pois devemos dar sempre o máximo.

Imagem1.png
1476018_515636158533503_754191114_n.jpg

Sorte ou Azar?
O treinador é que deve trabalhar a "sorte"!

Que a equipa perca um jogo embora o domine do principio ao fim... tudo bem... é futebol...
Que a equipa de arbitragem, como os jogadores falhem nas suas funções... tudo bem... é futebol...
Que os teus colegas treinadores, quando o resultado lhes interessa, utilizem o anti jogo para queimar tempo... tudo bem... é futebol...
Que as equipas sejam agressivas (não confundir com violência)... tudo bem... é futebol...
Agora que existam jogadores que andam no futebol apenas com o intuito de agredirem outros colegas... isso aí já não é futebol... e mais, a culpa não são deles, a culpa são dos treinadores, dirigentes e responsáveis do futebol que os mantém na modalidade!

Todos fazemos parte da mesma equipa.
Não pode haver separação dos jogadores com a equipa técnica e com o departamento médico ou rouparia. A equipa é um todo (e não um conjunto de partes), onde cada um tem uma função especifica a desempenhar. Onde cada um tem que ter consciência que se falhar irá comprometer o rendimento da equipa.

Num mundo cada vez mais sedentário, a OMS recomenda a prática de PELO MENOS 3 dias por semana de atividade física vigorosa para as crianças e jovens, durante 60 minutos em cada dia. Por norma, os escalões mais jovens no futebol treinam apenas 2 vezes por semana (abaixo do que é recomendado). Caso as crianças pratiquem outra atividade desportiva, não há problema. O problema é que o custo de 2 mensalidades não está ao alcance de todos, aliás, arrisco-me a afirmar que a mensalidade de 1 atividade desportiva já pode ser um verdadeiro sacrifício para algumas famílias.

 Alguém disse-me um dia que eu era "muito honesto" para o futebol. Esta frase marcou-me, pois foi-o dito num sentido crítico não destrutivo (por isso não levei a mal), mas sim no sentido de que se eu quisesse vencer no futebol, não poderia ser assim.
Recuso-me a acreditar que para se vencer no Futebol tenho que ser "desonesto". A pior coisa que uma pessoa pode fazer é lutar contra a sua maneira de ser, isso destrói as pessoas e não as leva a lado nenhum, e isto tanto serve para o futebol, como para a vida, portanto sempre fui, sou e serei sempre honesto com todas as pessoas com quem trabalho.

 

No Futebol por vezes não é preciso ser competente, mas sim conhecer as pessoas certas....

 

A justiça no Futebol é feita pelos golos.

Acredito piamente que uma equipa de futebol, nomeadamente no futebol amador, não se constrói única e exclusivamente no clube quando há treinos e jogos. Por esse motivo há que promover encontros fora do contexto de treino. No futebol profissional existem os estágios, onde é promovido momentos de lazer. No futebol amador combina-se saídas.

Quando por vezes leio comentários de agentes desportivos ligados ao futebol a dizer que o Futebol é a coisa mais importante das suas vidas, das duas uma: ou nunca pensaram realmente que poderão ter um acontecimento onde terão que optar, ou então se realmente pensam assim, é melhor repensarem muito bem na sua vida!

Enquanto Treinador, sei perfeitamente que o resultado é sempre mais importante que a exibição e que nem sempre a equipa que joga melhor é a equipa que ganha, isto porque no Futebol a justiça do resultado é ditada pelos golos.

No entanto, a minha convicção é que a equipa que joga melhor tem sempre mais probabilidade de ganhar o jogo. Esta minha convicção torna-se ainda mais forte quando se trata de uma competição, onde as equipas que jogam melhor são aquelas que conseguem chegar mais longe e ganhar as competições.

Sobre os Despedimentos de Treinadores:
Quando são adeptos a gozar com a situação é-me completamente indiferente;
Quando são dirigentes a gozar... é o que temos;
Agora quando são Treinadores a gozar confesso que me faz muita confusão, pois não sabemos o que muitas vezes está por trás de um despedimento e não podemos nos esquecer que o contexto onde cada treinador está inserido pode influenciar o seu trabalho e consequentemente os resultados da equipa!
Isto é uma critica direta a todos os Treinadores que comentam sem conhecimento de causa e quanto mais não seja que haja respeito por outro colega de profissão!

O grande problema do Futebol Português é o facto de os responsáveis das Entidades que o gerem serem adeptos de clubes...
Como se diz e com razão:
"Em Portugal não temos cultura futebolística, mas sim cultura clubística"!

Imagem1.png
18622635_1297975910299520_71079007261735

Sem querer entrar em diferentes Metodologias de Treino,é indiscutivel que dentro das 4 grandes dimensões que interagem no jogo de futebol (física, técnica, tática e psicológica) os jogadores profissionais são muito mais evoluídos que os jogadores amadores.

Um dos elementos mais importantes em ter em conta na dimensão tática é a capacidade de decisão.

Foco muito a minha atenção sobre este elemento pois, enquanto o profissional de futebol, na maioria das vezes decide bem o que fazer, em determinado momento do jogo, para daí retirar maior rendimento para a equipa, o amador no mesmo momento de jogo, toma muitas vezes a decisão errada e/ou tenta imitar os profissionais, prejudicando assim o rendimento da sua equipa.

Um bom exemplo disso, são as tentativas de finalização de primeira com o pé, quando a bola lhes é passada pelo ar.

O profissional na maioria da vezes faz uma recepção orientada para depois finalizar, já o amador tenta finalizar de primeira.

Como em tudo na vida, esta situação não é regra, mas é o que acontece na maioria das vezes.

Quem trabalha comigo sabe que sou exigente e perfeccionista. Esta minha forma de estar no futebol não é por vezes entendida pelos jogadores, ou então só o percebem mais tarde quando estão em outros clubes.

Jamais quero prejudicar os meus jogadores, tudo o que faço é para os melhorar em todas as vertentes do jogo e ao mesmo tempo fazê-los evoluir enquanto Homens.

Se é mais difícil jogar contra 10 porque não tira um jogador do campo para ficar em igualdade e tornar o jogo "mais fácil"?

Compromisso deve ser algo que todos os treinadores devem ter sempre presente! Se na vossa vida não há tempo disponível para treinar, então não o façam, pois há pessoas que dependem diretamente dessa vossa disponibilidade!

Normalmente sempre que a equipa perde um jogo o treinador afirma que a culpa é sua... Não sou totalmente de acordo com isso... Vejamos esta frase de Mourinho a quando do empate do jogo de ontem frente ao Manchester United: "Treinamos, organizamo-nos, definimos as funções de cada um e observamos os vídeos do adversários, mas se perdemos os duelos individuais não há organização que resista".
Então o porquê que Mourinho referir que sempre que a equipa perde a culpa é sua??
Na minha opinião deve-se ao fato de salvaguardar os jogadores de criticas que possam influenciar negativamente os seus rendimentos individuais, que afetará o rendimento coletivo!

Quem anda nos meandros do futebol, sabe perfeitamente que por vezes os maus resultados desportivos não são culpa exclusiva dos treinadores.

Por vezes bastam 2 ou 3 jogadores para minarem uma equipa...

Posto isto, e visto que atualmente uma equipa técnica de futebol é composta por (pelo menos) 6/7 técnicos, quando irá surgir um Dirigente que tenha a coragem de despedir esses 2 ou 3 jogadores em vez de uma equipa técnica inteira?

18557348_1297975853632859_14012051919402
18622239_1297984746965303_19037732865678

Há quem ainda não perceba que uma equipa vencedora não se constrói exclusivamente com as melhores individualidades (ao nível técnico e tático), é também extramente importante que sejam jogadores de equipa!

Eu encaro cada jogo como se fosse o ultimo. Cada jogo para mim é uma final, e como todas as finais deve ser ganho. Perder não é opção e nas finais não pode haver empates, portanto a vitória é a única hipótese. O desejo de ganhar é o único sentimento que se apodera de mim, simplesmente porque antes de cada jogo estou focado na vitória.
É isto que peço às equipas que treino...
Encarar cada jogo como uma final!

bottom of page