
As caneleiras têm como principal objetivo proteger os jogadores de futebol para evitar que os mesmos tenham alguma lesão grave, devido aos pontapés ou choques que pode acontecer com os adversários.
Estou de acordo que este equipamento deva ser utilizado a partir de um determinado escalão, diria que nos Benjamins, devido à força que algumas crianças/jovens já apresentam, podendo infringir uma lesão grave nos seus adversários ou companheiros de equipa (em sessões de treino), no entanto, na minha opinião, não deveria ser obrigatório a usar nos escalões mais baixos, sobretudo nos Petizes e Traquinas.
Na minha opinião é importante que as crianças tenham a capacidade de conseguir criar estratégias para evitar os contactos físicos e superarem os adversários. Quando uma criança leva um pontapé e magoa-se, o seu cérebro vai criar mecanismos de "defesa", para não voltar a magoar-se, ou seja, vai tentar arranjar formas de tentar evitar os adversários e consequentemente os choques/pontapés. Vai potenciar a aprendizagem, por exemplo de:
soltar a bola mais rápido;
jogar ao primeiro toque;
driblar/fintar os adversários;
mudanças de direção;
travagens;
mudanças de velocidade;
saltar;
...
Estas ações são fundamentais para a evolução do jovem jogador, pois promove o desenvolvimento da técnica individual (condução, passe, drible/finta), mas também da sua condição física (coordenação, lateralidade, orientação espacial, equilíbrio, agilidade e velocidade).
Comments