top of page

AJAX - CLUBE TOP EM FUTEBOL DE FORMAÇÃO. MAS SERÁ QUE AS SUAS IDEIAS SÃO ENTENDIDAS EM PORTUGAL?


Em 2016 saiu uma noticia, no site Mais Futebol, sobre o Ajax estar a enviar os seus jovens jogadores para a rua para jogarem futebol. Aqui por Portugal, a noticia teve de tal modo impacto no seio da comunidade dos treinadores de futebol, que ainda hoje, a referida noticia continua a ser partilhada. (link para quem ainda não leu: https://maisfutebol.iol.pt/historia/internacional/o-ajax-esta-a-mandar-os-miudos-para-a-rua-literalmente).

Estas partilhas são muitas vezes acompanhadas com palavras de elogios ao Ajax, no entanto não posso deixar de questionar: se a ideia é fantástica, então porque não o fazemos em Portugal?


Para muitos Treinadores (no qual eu me incluo nesse lote), o Ajax é dos melhores clubes do mundo ao nível do Futebol de Formação (parte do seu sucesso deve-se à metodologia de Cruyff), no entanto, há umas semanas atrás, surgiu a foto de um jovem de 14 anos (David Easmon) com 1,90m, a jogar na equipa de iniciados. Essa noticia levou muitos treinadores (muito deles que antes haviam partilhado e elogiado a noticia em cima), a criticar e a questionar o porquê de um jovem daquele tamanho jogar contra jogadores mais pequenos.


Infelizmente, nós portugueses temos o péssimo hábito de criticar algo, sem tentar perceber o que está por trás de tudo isto. Eu próprio, quando vi a noticia do jovem pela 1ª vez, a minha primeira reação foi de critica.

No entanto, comecei a refletir no assunto e a questão que me surgiu foi: como é possível que o Ajax, sendo um modelo no que diz respeito ao Futebol de Formação, permita ter um jovem com aquelas características físicas numa equipa de iniciados?


Apercebi-me que o meu pensamento estava a ser logo à partida redutor, pois estava a incidir a minha opinião apenas na dimensão física do miúdo.


Volto a ler a 1ª noticia com atenção e retiro as seguintes ideias: - até aos 12 anos a formação concentra-se nas habilidades técnicas; - a partir dos 13 anos desenvolvimento técnico-tático; - conceitos estratégicos só depois dos 13 anos (devido ao desenvolvimento do neo cortex - responsável por entender os conceitos abstratos - que se desenvolve entre os 12 e 14 anos).


Ora, aqui estava encontrada a resposta. Segundo a Metodologia de Cruyff, aos 14 anos é quando se deve começar a desenvolver os conceitos estratégicos no futebol, logo não faria sentido estar a colocar este miúdo num escalão superior apenas porque a sua “herança” genética ao nível físico é maior que a maioria das crianças da sua idade. Além do mais, nestas idades ainda existe um grande caminho a percorrer no desenvolvimento e optimização das dimensões técnicas, táticas, psicológicas e físicas.


Formar é isto! Respeitar a individualidade de cada criança/jovem no seu todo, não saltando nenhuma etapa, apenas baseando-nos (no caso especifico) na dimensão física.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

QUANDO OS PAIS QUEREM GANHAR MAIS QUE OS FILHOS!

Hoje em dia, os pais despendem muito da sua vida pessoal para que os filhos possam treinar futebol. Seja porque têm que percorrer grandes...

Comments


bottom of page