top of page

ARBITROS - O PATINHO FEIO DO FUTEBOL



Todos os anos as arbitragens são um dos temas principais do futebol (e escrevo isto com tristeza pois o futebol não deveria de viver destes assuntos), onde vários agentes desportivos mandam as suas “bojardas” sobre o tema, acusando-se uns aos outros de favorecimento, tentando por assim dizer arranjar uma justificativa para os maus resultados das suas equipas. A acompanhar esta tendência, temos a existência de vários programas desportivos (desportivos não, futebolísticos... também não, clubísticos esta sim a denominação certa) onde grandes "peritos" (no sentido depreciativo) esgrimam argumentos entre si sobre o quanto os seus clubes são prejudicados. Isto para já não falar da denominada Liga da Verdade (não sei se ainda existe), tabela criada por um jornal desportivo, que consistia na classificação dos clubes com base em erros da arbitragem, nomeadamente: golos mal assinalados, ou golos mal validados, penalties (validados ou não)...

Realmente não devem existir muitos assuntos interessantes, levando esta comunicação social a centrar as suas atenções em assuntos que sinceramente nada beneficiam o futebol.

O assunto vende? É um facto, mas também só vende porque falam sobre ele… Se se debruçassem sobre outros temas, com certeza que o assunto não teria o mediatismo que tem e se calhar passaria algumas vezes despercebido.

Não estou aqui para defender os árbitros, não me cabe a mim fazê-lo, mas penso que quando falamos de erros de arbitragem que podem ter influência no resultado final, porquê que não falamos também dos erros dos treinadores na abordagem a certos jogos? Ou nos erros defensivos/ofensivos individuais ou coletivos que também influenciam o resultado?

Os árbitros como pessoas que são erram, até diria que muitas vezes têm tendência (mal) de favorecer a equipa que vai melhor classificada. Esses erros podem ser propositados ou involuntários. Sim, falo em propositados, pois não sou nenhum ingénuo de pensar que não existe corrupção no futebol (a própria história da modalidade dá-nos a conhecer casos que foram descobertos). Infelizmente, a corrupção existe.

No futebol, como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais, existem pessoas que corrompem e outras que são corrompidas. Quando se trata de dinheiro e pessoas tudo é possível, agora não podemos, nem devemos colocar todos os agentes desportivos no mesmo saco.

A verdade é que Futebol vive dos erros, e ainda bem, pois se assim não fosse o jogo possivelmente já não existiria ou não tinha o sucesso mundial que tem porque ou ganhavam sempre os mesmos (equipa superior a outra) ou então os jogos acabariam sempre empatados (equipas equilibradas).

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page