O derbie dos derbies e/ou o clássico dos clássicos.
Não existe em Portugal mais nenhum jogo que se fale ou que se viva tanto como o confronto entre estas duas equipas.
O Mundo do futebol está sempre de olhos postos neste jogo (confirma-se pela quantidade de olheiros de equipas de topo europeu que marcam sempre presença nos dias destes jogos no Estádio).
Os Estádios também estão ao nível do jogo... Imponentes, vibrantes, que ganham vida quando se enchem de público (já tive a oportunidade de pisar o relvado de ambos os estádios e posso-vos garantir que uma pessoa se sente pequenina lá no meio).
O jogo começa a ser jogado semanas antes, pelos treinadores e dirigentes através das conferências de imprensa, com a comunicação social a ter um papel de destaque (papel esse por vezes negativo, sobretudo quando o seu dever é apenas informar e não opinar).
Um jogo em que todos os jogadores, de ambas as equipas, querem participar, e aqueles que o fazem, regra geral, dão o seu melhor, pois é-lhes incutido que aquela equipa que se encontra do outro lado são os seus maiores e piores "inimigos" do futebol.
Os adeptos também preparam o jogo com bastante antecedência. Normalmente na antecedência deste jogo acompanham mais atentamente a sua equipa. Contam-se histórias de acontecimentos de outros tempos que marcaram estes duelos (tudo serve para demonstrar que uma ou outra equipa foi prejudicada em determinado jogo).
Mas, independentemente de tudo, inclusivamente da classificação das equipas, este era, é e será sempre um jogo diferente, único, intenso, apaixonante e que serve de tema de conversa, muitas vezes até ao final da época.
Comments