top of page

CANTOS DEFENSIVOS - EXISTE "A MELHOR" FORMA DE DEFENDER

  • Foto do escritor: Vitor Escudeiro
    Vitor Escudeiro
  • 20 de jan. de 2021
  • 1 min de leitura

ree

Na minha opinião, não existe um posicionamento perfeito de defender a baliza seja em cantos, seja em livres (basicamente em todos os esquemas táticos).

A colocação de um homem seja ao 1º poste, 2º poste, nos 2 postes ou não colocar nenhum homem nos postes, vai da ideia de como o treinador pensa e entende qual a maneira (supostamente) mais eficaz de defender a baliza.

Há treinadores que preferem uma marcação hxh, outros preferem uma marcação mista e outros preferem uma marcação zona.

Depois dentro das marcações mistas ou zona pode haver variantes de posicionamento de jogadores em função de como o canto é marcado.

Por exemplo: se um canto do lado direito ofensivo adversário for marcado por um jogador com o pé direito, a trajetória da bola será exterior à baliza, logo a colocação dos jogadores deverá ser diferente (posicionamento mais exterior) do que se o canto for batido do mesmo lado, mas com o pé esquerdo, onde a bola terá uma trajetória mais interior (posicionamento dos jogadores mais perto da baliza).

Em relação ao exemplo referenciado em cima, o que se nota é que a maioria dos treinadores não leva em conta a maneira como o canto vai ser marcado (pé direito ou esquerdo) e então adoptam sempre o mesmo posicionamento numa defesa zona/mista.

Outra variante que se tem que ter em conta é se o canto é marcado de maneira curta. Neste caso, os jogadores mantém a sua posição? Ou qual ou quais e quantos jogadores saem na pressão ao adversário?

 
 
 

Comments


bottom of page