Quando dava treinos nas Escolinhas de Formação do SCLV, quando começaram a surgir os convívios entre Escolinhas de Formação, reunimos com o coordenador para definir a forma de fazer as convocatórias para esses eventos.
Na altura, o Coordenador indicou que a convocatória deveria ser feita à frente de todos. Alguns colegas não concordaram e diziam que seria melhor chamar os encarregados de educação dos convocados à parte e falar com eles.
Na minha opinião não concordo com a convocatória, pois se é uma Escola de Formação, onde os miúdos pagam para aprender a jogar futebol, então não faz sentido nenhum haver convocatória e todos devem participar no Convívio. Agora, se os Convívios são limitados em número de participantes, penso que o melhor a fazer seria reunir todos os encarregados de educação e explicar a situação. Explicar que os educandos que não participam neste convívio, participarão no próximo. Assim fica salvaguardado o clube e evita-se comentários menos próprios, muitas vezes por desconhecimento de causa. Outra questão colocada na altura tinha haver com o tempo de jogo. Também não tenho dúvidas em afirmar que todos os miúdos deveriam jogar mais ou menos o mesmo tempo. Surgiu a questão: então e os resultados?
Para mim é muito claro... se os miúdos (encarregados de educação) pagam um serviço, devem usufruir da melhor maneira possível, os resultados não poderão ser prioridade.
O Coordenador então perguntou-me qual a minha opinião sobre as convocatórias nas equipas de competição onde existe igualmente uma mensalidade.
As equipas de competição já é um assunto diferente, pois ao contrário das Escolinhas de Formação, onde pode-se inscrever qualquer criança, nos escalões de competição, as crianças e jovens são escolhidos pelo treinador para pertencerem à equipa e já sabem que quem treina melhor é que é convocado. Em todo o caso e tendo consciência que a maioria dos clubes dependem e muito das mensalidades, os clubes que tiverem a possibilidade de não cobrar mensalidades aos seus atletas de competição, deveriam de o fazer, pois ao fim ao cabo os jovens estão em sua representação.
Comments