No futebol moderno os treinadores, cada vez mais, estão a dar importância aos esquemas táticos, pois estes são responsáveis por quase 50% de criação de situações de finalização e de finalização.
Quem trabalha no futebol amador e/ou camadas jovens por vezes tem dificuldades em arranjar tempo para treinar esquemas táticos, devido principalmente ao reduzido número de treinos e tempo de treino.
Ao longo dos tempos tenho assistido a treinadores que quando realizam este trabalho fazem-no com a equipa toda, sendo que a grande maioria dos jogadores estão em espera enquanto um número reduzido realiza o exercício. Isto para além de ser desmotivante para quem está à espera, estes jogadores estão a arrefecer e com o passar do tempo surge as brincadeiras entre eles, o que promove a desconcentração quando entram no exercício.
Para evitar este tipo de situações proponho quatro situações possíveis de treino:
1ª situação - organizar o treino por estações, sendo que em uma das estações, o exercício a treinar é um esquema tático;
2ª situação - situação de jogo, em que cada vez que o jogo é interrompido, este recomeça com um esquema tático (aquele que o treinador planeou para o treino);
3ª situação - situação de jogo, em que cada vez que existe um livre, lançamento, canto ou penalti, este é repetido três vezes, sendo que em todas as vezes caso se alcance o golo este seja validado (isto para evitar que os jogadores da equipa que está a defender só se concentrem para a terceira tentativa e os jogadores que estão a atacar mantenham a concentração para conseguir no mesmo lance conseguir três golos); 4ª situação - acumulação em situação de jogo, ou seja, ao fim de três lançamentos, o terceiro é substituído por um canto. Ao fim de três cantos, o terceiro é substituído por um livre. Ao fim de três livres, o terceiro é substituído por um penalti.
Penso que ao aplicar uma destas situações no treino, o treinador estará a aumentar de forma significativa o número de repetições, além de que, estas formas de treino serão mais motivantes para os jogadores e ao nível de planeamento do próprio treino irá poupar tempo, dando ao treinador a possibilidade de trabalhar outras situações que sejam pertinentes para a equipa.
Comments