top of page

E SE A CLUBITE INFLUENCIASSE NEGATIVAMENTE A EVOLUÇÃO DO TREINADOR?


E se (e é apenas uma hipótese)... devido ao facto de se sofrer de "clubite" é que muitos treinadores não conseguem evoluir nas suas carreiras?

A clubite é um sentimento muito intenso de pertença ou afeição incondicional por um clube. Ora quando a mente emocional sobrepõe-se à mente racional, esta última torna-se ineficaz e a pessoa perde o poder de compreensão, entendimento, reflexão e a consciência sobre as coisas.

Voltando à possível correlação com que iniciei esta publicação... aqui pelas redes sociais, leio muitos comentários de treinadores a defender o seu clube de coração culpabilizando sempre (ou a maioria das vezes) os outros pelos maus resultados, ou pelas outras equipas terem melhores resultados. Percebemos claramente que a maioria das vezes esses comentários são escritos com o "coração", o que vai influenciar negativamente o lado racional.

Provavelmente esse comportamento é repercutido para as suas equipas, onde a culpabilização dos maus resultados é sempre (ou quase sempre) direcionado para os outros e nunca para eles próprios.

Ora (provavelmente), quem não tem a capacidade de admitir os seus erros, compreender e refletir, dificilmente poderá evoluir...

Mas esta publicação não será para levar a sério, afinal é apenas uma mera hipótese, mas, e se não for?

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page