top of page

PROJETOS DE FUTEBOL?


“Projeto”, provavelmente uma das palavras mais proferidas no futebol por Dirigentes, aquando da contratação de um novo treinador.


São muitos os Dirigentes que falam em “Projeto”, mas são muito poucos os que realmente têm um Projeto definido para o seu clube, pelo menos quando estamos inseridos no contexto amador, semiprofissional e arriscava dizer também em alguns clubes profissionais.


Na minha opinião quando se fala em “Projeto” em futebol, o Treinador será apenas uma parte do processo e não o responsável pelo mesmo. No entanto, muitas vezes os Dirigentes colocam nos ombros do Treinador toda a responsabilidade do projeto, o que o torna como principal responsável de quando as metas ou objetivos não são alcançados, sendo este (entre outros fatores) motivo de despedimento.


Afinal o que é um Projeto e quais as suas fases de desenvolvimento?


Projeto pode ser definido como um conjunto de execução de tarefas/atividades, através de um conjunto de recursos (quer sejam humanos, materiais ou financeiros), de forma a alcançar um objetivo.


As fases de desenvolvimento de um projeto são os seguintes:


Identificação do problema/necessidade – identificar o problema/necessidade e encontrar a justificação do mesmo.

Objetivos – após a identificação do problema/necessidade, definir os objetivos respondendo às seguintes questões: Para quê? Para Quem? Os objetivos devem ser claros, coerentes e sucintos sendo divididos em:

- Gerais – definição do que se pretende alcançar a longo prazo (pode ultrapassar o tempo de duração do projeto);

- Específicos – definição do que se pretende alcançar no final do projeto.


Metas – são os resultados parciais a serem atingidos para cada objetivo. Ao definir-se uma meta devemos responder às questões: o que se pretende? Para quê? Para Quando?


Metodologia – Descrever passo a passo as etapas do projeto, as ações e os meios que serão realizados para alcançar os objetivos. Responder às questões: Como? Com quê? Onde?


Avaliação – criar indicadores que permitam avaliar as diferentes etapas do projeto.


Cronograma – definir prazos para cada etapa do projeto.


Orçamento – previsão de gastos e receitas do projeto.


Posto isto, penso que fica claro que os principais responsáveis de qualquer projeto desportivo são os clubes, ou melhor as pessoas que os gerem e portanto deixo a questão:


Em quantos verdadeiros projetos tiveste?

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page