Devido à crise económica que agrava os clubes do nosso país, os pais assumem cada vez mais um papel fundamental na ajuda às equipas onde os filhos jogam.
No caso específico de futebol, essa ajuda é sobretudo a nível da mensalidade, mas também do transporte para os jogos.
Também já se deu em algumas equipas por onde passei, os pais contribuírem com os lanches (após os jogos) e houve alguns que inclusivamente conseguiram arranjar patrocínios para as equipas dos seus filhos.
Embora não tenha dúvidas que o contributo destes, é fundamental para a sobrevivência da formação de muitos clubes, existem muitos pais "mal formados" desportivamente, o que me leva muitas vezes a afirmar que o pior que existe no futebol de formação são os pais.
Durante a minha carreira de treinador já assisti um pouco de tudo desde: chamarem nomes aos miúdos adversários, insultos aos árbitros, darem instruções aos seus filhos (lembro-me de um caso que aconteceu numa equipa do escalão Infantil 11, em que numa falta a meio do meio campo ofensivo, um pai gritou para dentro do campo para que rematasse à baliza), culpabilizar um colega de equipa do filho pela equipa ter perdido (que depois pode gerar uma grande discussão se o pai/mãe do jovem estiver presente)...
Enfim um sem número de situações que podem ser evitadas.
Na minha opinião os dirigentes dos clubes também não estão isentos de culpas destes comportamentos, pois muitos permitem que tal aconteça, isto quando não são eles os primeiros a incentivar tais comportamentos desviantes.
A primeira medida que deveria ser implementada, para esta mudança de atitudes, seria os próprios dirigentes serem um exemplo dentro do clube.
De seguida penso que a criação de um Regulamento Interno dirigido aos pais, poderia também ser uma boa medida para alteração de comportamentos.
As crianças e jovens são os reflexos dos pais... Se uma criança vê o seu pai/mãe/treinador/ dirigente a ter um comportamento desviante, ele pensa que poderá ter exatamente o mesmo comportamento, pois essas pessoas são as suas referências.
Então que sejam referências positivas.
Comments