Há um tempo atrás participei numa Ação de Formação bastante interessante sobre "Educação para Valores e Ética pela Prática Desportiva", direcionada para Treinadores de todas as modalidades.
Uma das perguntas que o formador fez para o público foi:
"O Desporto transmite bons ou maus Valores?"
A minha resposta foi mais ou menos esta:
"Transmite bons Valores, mas existem pessoas dentro do Desporto que subvertem esses mesmos valores".
Houve mais opiniões mas no fim o Formador disse:
" O Desporto é nulo."
Cheguei à conclusão que realmente tinha razão, pois o Desporto por si só não transmite nada. Aliás, qualquer modalidade desportiva não é mais que uma confrontação direta entre duas ou mais pessoas (desportos individuais) ou entre equipas (desportos coletivos), em que ambas as partes tentam superar os adversários.
Os Valores associados ao Desporto e que são transmitidos aos jogadores, esses sim vão depender da pessoa que os lidera, ou seja o Desporto pode ser um transmissor de bons ou maus Valores, tudo depende do Líder.
A Ação continuou e depois surgiram alguns vídeos, onde o Formador mais uma vez pediu a opinião do público:
- Primeiro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aJtLKH5o5gM
- Segundo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=00zLUiLrOao
- A estes vídeos vou introduzir um terceiro (que não foi apresentado) http://www.youtube.com/watch?v=6TPjx1DMaEw
Como era de prever, as opiniões sobre os vídeos, foram diversas, pois cada presente que estava na sala tem os seus Valores.
Das opiniões ditas na sala, houve uma que marcou-me e que definitivamente concordo com ela a 100%,que passo a escrever por palavras minhas:
O primeiro vídeo trata-se de um jogo de CAMADAS JOVENS. Como sabemos todos os jovens que praticam futebol têm o sonho de serem jogadores profissionais. Infelizmente apenas uma percentagem muito baixa desses jovens alcançam o sonho. Logo um dos objetivos mais importantes na Formação deveria (digo deveria pois na realidade não o é) de ser o preparar os Homens do amanhã, através da transmissão dos Valores como: Fair Play, entreajuda, cooperação, solidariedade, respeito, cumprimento das regras, etc…
Já relativamente aos outros dois vídeos será que foram atos de “Fair Play”? (Pergunto isto porque ao contrário do Futebol de Formação, no Futebol Sénior e sobretudo no Profissional, o futebol “deixou de ser um Desporto” para se transformar em um negócio, onde o resultado é o mais importante de tudo o resto).
Coloquei Fair Play entre aspas pois tenho algumas dúvidas se realmente foram atos de Fair Play devido às seguintes circunstâncias:
- no primeiro vídeo o jogo estava no 3º minuto e era o 5º jogo da época, ainda havia muitos minutos e jogos pela frente;
- no segundo vídeo, o resultado estava 0-2 a favor da equipa de Hunt, a 15 minutos do fim.
Com estes lances levantam-se algumas questões:
- Os árbitros, agiram bem ao voltar atrás com as suas decisões?
- Valerá a pena incutirmos nossos jogadores a necessidade de tentarem convencer o árbitro no sentido deste mudar de opinião em relação a qualquer lance que apite (como aconteceu nestes dois casos)?
- Então se os jogadores tentaram enganar os árbitros, estes não deveriam ter sido advertidos com cartão amarelo?
É verdade que a Verdade Desportiva prevaleceu nestes casos, mas então o mito que o árbitro não volta com a sua decisão atrás cai por terra, pois estes árbitros mudaram de opinião após ouvirem os jogadores. Uma coisa é mudar de opinião quando um dos seus auxiliares assim o indicam, outra coisa é mudarem de opinião quando um ou mais jogadores assim o dizem. Por outro lado, os árbitros ao não darem o cartão amarelo aos jogadores cometem um erro, pois não cumprem com a regra que diz que qualquer jogador que tente ludibriar a equipa arbitragem deve ser advertido com cartão.
DEVERÃO ENTÃO AS LEIS DO JOGO SEREM SOBREPOSTAS PELA MORALIDADE?
O futebol como toda a sociedade é regido por leis. Essas leis foram construídas na base da racionalidade e não da moralidade, porque o conceito de moralidade é muito vasto e varia de uns para os outros devido aos Valores que cada um acredita. Sendo a lei igual para todos, não há lugar à “discussão”.
Assim sendo e em forma de conclusão a minha opinião é que no Futebol a Verdade Desportiva deve estar acima de tudo, mas infelizmente, como já escrevi anteriormente o Futebol tornou-se um negócio, onde o factor resultado é o mais importante e portanto o melhor a fazer é jogar o Jogo segundo as regras existentes. Posto isto, penso que os árbitros não deveriam ter voltado atrás com a sua decisão, pois acabaram por errar duas vezes (voltar com a decisão atrás com base na reclamação dos jogadores e depois não advertindo os jogadores), mas ainda bem que o fizeram para o bem da VERDADE DESPORTIVA. Para finalizar, na minha opinião um dos verdadeiros e maiores atos de Fair Play no futebol (devido às circunstâncias do resultado), foi este momento que segue no video em baixo.
https://www.youtube.com/watch?v=fUrx1NWnkBE
Di Canio, com a sua equipa no final do jogo empatada a 1 bola e com a possibilidade de fazer golo, agarra a bola com a mão por o guarda-redes da equipa adversária ter-se lesionado, longe da baliza. Esta imagem já tem alguns anos, mas não sei porquê marcou-me na altura que presenciei e nunca mais a esqueci.
Curiosamente, este foi o 3º e último vídeo que o Formador passou.
Comentários