top of page

MODELO DE JOGO

Atualizado: 12 de mar. de 2022


Todos os Treinadores têm um Modelo de Jogo.

Uns mais simples, outros mais complexos, certo é que todos têm uma ideia de como se deve comportar a sua equipa em jogo.


Mas afinal o que é o Modelo de Jogo?


O Modelo de Jogo é uma ideia do jogo constituída por princípios, sub-princípios e sub-princípios dos sub-princípios, que representam os diferentes momentos do jogo (organização ofensiva, transição defensiva, organização defensiva, transição ofensiva), com o objetivo de se criar uma identidade própria para a equipa, ou seja rentabilizar ao máximo as características individuais e coletivas da equipa. Para isso é necessário que o Treinador tenha em conta aquando da sua criação: as suas ideias, os princípios de jogo, o clube, o contexto, condições de treino e jogadores. O Modelo de Jogo não é estanque, ou seja, está em constante evolução, pois ao longo do seu desenvolvimento, novos princípios ou sub princípios podem surgir. A melhor maneira de treinar o Modelo de Jogo é através de criação de exercícios específicos, tentando aproximar-nos o mais possível ao que podemos enfrentar no jogo.


Para tal, a Periodização Tática é a metodologia que melhor se enquadra nesta forma de trabalhar, pois permite ao treinador criar um conjunto de princípios que deem organização à equipa, focando-se nos diferentes comportamentos coletivos e individuais dos jogadores nos diferentes momentos de jogo e treiná-los em especificidade, o chamado “Principio da Especificidade".


A Especificidade resulta da relação dos momentos do jogo (defensivos, ofensivos e transições), e da articulação dos seus prícipios, sub princípios e sub-sub princípios, que definem o Modelo de Jogo construído pelo treinador. Treinar em Especificidade é criar exercícios de treino que se aproximem o máximo possível ao jogo, tendo como base o seu Modelo.


O treinador tem um papel fundamental para modelar as relações e interações dos jogadores. Nesse sentido, o feedback assume um papel fundamental, pois o treinador deve fazer sempre intervenções ajustadas (antes, durante e após) os exercícios, para que todos os jogadores adquiram determinados comportamentos (quer individuais, sectoriais e intersectoriais), consoante o momento de jogo (como atacar, como defender, o que fazer nas transições).


Pensar que Modelo de Jogo é o Sistema de Jogo (4-3-3, 4-4-2, etc), é um pensamento errado (exemplo: uma equipa organizada em 4-3-3, pode ter como grande principio de jogo em processo ofensivo o ataque planeado, e outra equipa com o mesmo sistema pode ter como grande principio do processo ofensivo o ataque rápido, ou seja temos o mesmo sistema em duas equipas, mas com ideias diferentes da sua organização ofensiva).


Alguns treinadores não abdicam do seu Modelo de Jogo e esta poderá ser uma das razões pelos quais em certos clubes conseguem atingir os seus objetivos, mas por sua vez quando mudam de clube não conseguem impor as suas ideias, levando-os a falhar.


Outros treinadores adaptam-se à nova realidade, fazem alterações/ajustes ao seu Modelo de Jogo inicial e com isso conseguem ou ficam próximos de cumprir os seus objetivos, época após época.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page