top of page

O QUE LEVA UM PAI A FAZER CENTENAS DE KM POR DIA PARA LEVAR O SEU FILHO AO TREINO?

  • Foto do escritor: Vitor Escudeiro
    Vitor Escudeiro
  • 2 de dez. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 8 de fev.



Por norma são 3 treinos (em alguns casos chegam a ser 4 treinos), mais o jogo ao fim de semana. Conheço casos que por vezes ao final de uma semana, há quem faça 1000km. Vejamos o tempo despendido: 1 hora de viagem, pelo menos 2 horas de treino (entre equipar, palestra, treino, desequipar) e depois mais 1 hora de viagem de regresso. Para um treino, perde pelo menos 4 horas.


Porquê sujeitar a criança/jovem a este esforço?

A resposta mais comum é "para ajudar a realizar o sonho do meu filho em ser jogador de futebol". No entanto, se perguntarmos se o sonho é exclusivamente da criança/jovem... (Muitas vezes não precisamos de ouvir a resposta, basta observar a reação.)


Na minha opinião os pais devem ajudar (sempre que possível) os seus filhos a realizarem os seus sonhos, no entanto: - há que perceber até que ponto é razoável ajudar na concretização do mesmo; - há que impor limites; - há que não colocar em causa os estudos; - e sobretudo há que não prejudicar o bem-estar da criança/jovem.


E os clubes? Deveriam inscrever estes jogadores (com esta condicionante) nas suas equipas, quantos muitos referem que se preocupam com o bem estar dos seus jovens?


As crianças/jovens devem sonhar sempre. Os adultos têm a responsabilidade de terem os pés bem assentes no chão e dar prioridade ao bem estar dos seus filhos!

Comments


bottom of page