top of page

OS 8 SEGREDOS DE SIR ALEX FERGUNSON NA GESTÃO DE EQUIPAS


1 - Começe nas Fundações - apostar nos jogadores da Formação do Clube. Além de o Clube e o Treinador, ganhar a lealdade do jogador, estará a dar à equipa uma maior longevidade.

2 - Atreva-se a reconstruir uma equipa - No final de qualquer época desportiva, ou mesmo durante a mesma, à sempre jogadores a entrar e a sair da equipa. Existem jogadores que fazem a diferença pelas suas qualidades de jogo e/ou humanas. Ou seja, a equipa está em constante reconstrução, sendo então o desafio o treinador perguntar a si próprio como estará a sua equipa daqui por 2 anos.

3 - Defina padrões elevados e mantém todos os atletas dentro deles - para uma equipa alcançar o sucesso, é necessário trabalhar sempre no limite. Como se costuma dizer muitas vezes "Apenas no dicionário é que o Sucesso vem antes do Trabalho". Há que ser exigente com os jogadores.

4 - Nunca, mas nunca ceda o controlo - o treinador deve ter um conhecimento profundo dos seus jogadores, não apenas as suas qualidades enquanto jogadores, mas também qualidades humanas. Deve também estar atento ao ambiente que envolve a equipa, pois se o Treinador desconfiar que existe um ou mais jogadores a afetar o ambiente do balneário, a performance da equipa ou mesmo o trabalho da equipa técnica, o treinador deve agir de imediato junto destes para cortar o mal pela raíz.

5 - Sincronize a mensagem com o momento - O feedback é uma das ferramentas mais poderosas do treinador. Utilizar o feedback adequado, no momento certo, pode ditar a diferença entre uma vitória ou uma derrota. Como o próprio Sir Alex Fergunson afirma: "Para um atleta - e para um ser humano - não existe algo melhor que ouvir "Well Donne". Foram as duas melhores palavras que inventaram no desporto!"

6 - Prepare-se para ganhar - Arrisque sempre. Mais vale sofrer 1 golo tentando dar a volta a um resultado negativo, do que não fazer nada.

7 - Confie no poder da observação - não observe os seus jogadores apenas em ambiente de treino. Observe também os seus comportamentos nos outros ambientes. Observe para os conhecer.

8 - Nunca pare de se adaptar - como foi referido no ponto 2 que a equipa está em constante mudança, também o treinador deve ir-se adaptando a essas mudanças. Não é a equipa que se deve adaptar ao treinador mas sim o treinador adaptar-se à equipa.


Bibliografia:

Rodrigues, Alcino "Como Ser Um Treinador de Excelência" (2014)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page