top of page

VELOCIDADE NO FUTEBOL


A velocidade determina em primeiro lugar o resultado desportivo. Outros fatores como a técnica, capacidade tática, psíquica e intelectual, a força e a resistência são muito importantes, mas não fazem o Rendimento, por não fazer a diferença. Se a velocidade é a capacidade motora considerada como a mais importante do complexo de pressupostos em que se baseia o rendimento desportivo, isso também se reflete na capacidade dos jogadores em executarem eficazmente as ações que lhes são pedidas. No fundo trata-se sempre de reagir mais rapidamente, de realizar o movimento mais velozmente, para se antecipar, alcançar, superação a correr, saltar, lançar, intercetar, virar, atacar (defender), etc. Das muitas definições que existem para identificar o conceito Velocidade, avanço desde já com a que considero ser a mais adequada: Velocidade é a capacidade de reagir, rapidamente, a um sinal ou estímulo e/ou efetuar movimentos com oposição reduzida no mais breve espaço de tempo possível.


FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DA VELOCIDADE

Velocidade de Reação Simples - É a capacidade do sistema neuromuscular reagir a um sinal conhecido antecipadamente, com pré-perceção do momento em que vai ser dado e com o conhecimento do tipo de resposta a elaborar.

Velocidade de Reação Complexa - Resposta a um sinal para a qual não se conhece a precisão nem a natureza deste, nem o momento do seu aparecimento ou a resposta ideal.

Velocidade de Execução - Capacidade do sistema neuromuscular efetuar um gesto com a velocidade e contração máximal de um grupo muscular.

Velocidade de Aceleração - Capacidade de acelerar rapidamente a partir da posição de repouso e alongar o período de aceleração.

Velocidade Máxima - Capacidade de vencer o maior espaço possível, através de um esforço máximo e por uma frequência de movimentos correspondente.

Velocidade Resistente - Capacidade de resistir à instalação de fadiga, no sentido de impedir que se produza uma quebra após a obtenção da velocidade máxima.

Velocidade de Perceção - Está relacionada com a capacidade de processar a informação (estímulos visuais e sonoros) e decidir em conformidade.

Velocidade de Decisão - Implica uma resposta rápida após análise da situação.

Velocidade de Antecipação - Relacionada com a capacidade para prever e antecipar a resposta a uma situação.


ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

• O treino com crianças e com jovens deve ser orientado prioritariamente para a velocidade; • O treino da velocidade deve ser colocado no início do treino para que não se façam sentir, aquando da sua execução, os efeitos da fadiga resultantes da atuação das outras cargas; • Devem escolher-se exercícios simples, de fácil execução; • A motivação do atleta é fundamental para alcançar os resultados pretendidos; • Os exercícios devem ser modificados, no sentido da facilitação, a fim do atleta poder alcançar a velocidade prognóstico; • Deve ser realizado um número reduzido de repetições máximas; • Deve haver uma ligação intima do treino de velocidade com o processo de aperfeiçoamento técnico e técnico - tático; • Os exercícios de velocidade devem ser precedidos de um aquecimento que por um lado permite reduzir a viscosidade intramuscular e por outro faz a prevenção de possíveis lesões musculares resultantes de uma deficiente coordenação entre os músculos agonistas e antagonistas; • As pausas devem ser longas para assegurar a velocidade de execução bem como uma recuperação total; • As pausas entre as repetições devem ser ativas para que se mantenha a excitabilidade do Sistema Nervoso e para que os produtos resultantes do metabolismo sejam rapidamente eliminados.


Bibliografia:

F Barreto, H. e Alves, F. (ed), Metodologia do Treino Desportivo, Lisboa, FMH edições, 1998;

F Adelino, J. e Coelho, º, Treino de Jovens, Lisboa, Centro de Estudos e Formação Desportiva, 1999.

F Zintl, F.(1991) – Entrenamiento de la Resistencia. Barcelona, pp.32-43.

F Bompa, T. (1990) – Theory and Methodology of Training. York University, Toronto. Pp. 292-302.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page