top of page

ALIMENTAÇÃO DE UM FUTEBOLISTA

Atualizado: 21 de jan. de 2021


No final do jogo frente ao Bocal, o meu guarda-redes sentou-se no chão. Depois de assistido pelo nosso Fisioterapeuta, achamos melhor chamar o INEM devido a estar a sentir dores no peito. Depois de ser examinado no hospital, foi diagnosticado que tinha entrado em Hipoglicemia.

A hipoglicemia é caracterizada por um nível muito baixo de glicose no sangue. Embora esteja relacionada em pessoas com diabetes, a verdade é que pessoas normais também podem entrar em hipoglicemia. As causas mais comuns da hipoglicemia são: grande carga de exercício sem orientação correta; ficar muitas horas sem comer e ingestão de álcool. A Hipoglicemia pode causar, entre outras coisas: perdas de consciência, crises convulsivas e arritmias. Basicamente o meu guarda-redes entrou em Hipoglicemia, pois tinha ficado bastante tempo sem comer aliado ao facto estar a sujeito a um esforço intenso como é um jogo de futebol. Esta situação poderia ter sido evitada, caso tivesse tomado atenção ao documento que entreguei a todos os jogadores no inicio da época desportiva, onde entre outros assuntos, vinha a questão da alimentação, que passo agora a partilhar:

A alimentação deve ser variada, equilibrada e adequada às necessidades de cada um. Deve-se evitar as gorduras saturadas, a ingestão de refrigerantes e álcool, os molhos e açúcar em excesso (bolos e guloseimas). Deve-se consumir muita água e fruta, sobretudo banana (Medeiros, 2012). Apresentamos de seguida a composição das diferentes refeições do dia (Roth, 2007):

· Pequeno-almoço – Uma chávena de café ou de chá com açucar; 3 tostas ou pão torrado com manteiga, marmelada ou mel; uma tigela de cereais com leite ou um iogurte; uma peça ou um copo de sumo de frutas

· Almoço – Sopa (verdura ou de massa); Salada (alface, cenoura, tomate, etc…) temperada com azeite, sal e sumo de limão ou vinagre; carne ou peixe (assado, grelhado ou cozido); leguminosas (feijões, ervilhas, grão, etc…) ou hidratos (arroz, massa ou batata); Fruta ou gelatina

· Jantar – Deve ter em conta o que almoçou. Sopa; Verdura cozida; Carne, peixe ou ovos; Fruta ou gelatina

· Lanches – referimo-nos aos lanches, como as refeições entre o pequeno-almoço/ e almoço/jantar. Uma chávena de café ou chá com açucar; 2 tostas (com mateiga, marmelada ou mel) ou bolachas; uma peça de fruta

Nos dias de jogo, o almoço deverá ser consumido até 3 horas antes do seu início. Por vezes, a concentração para o jogo é marcada para muito tempo antes do jogo (normalmente devido às distâncias do local do jogo), obrigando os atletas a almoçar bastante cedo, ultrapassando assim o intervalo de 3 horas. Nestes casos aconselha-se a ingestão de uma peça de fruta 1h00 antes do início da partida. No intervalo deverão consumir água e/ou bebidas energéticas.

Estas recomendações são gerais, sendo que caso os jogadores caso queiram recomendações ou necessitem de determinada dieta mais específica deverão consultar um nutricionista.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page