EXERCÍCIO 11 vs 0 - CRIA AUTOMATISMOS SEM OPOSIÇÃO REAL?
- Vitor Escudeiro
- 20 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de dez. de 2023

Na minha opinião este tipo de exercício pode e deve ser treinado, sobretudo na pré - época.
Serve essencialmente para que os jogadores possam ter uma ideia geral (Grandes Principios) de como o treinador quer que a equipa se comporte:
- em termos ofensivos - a maneira como a equipa deve circular e manter a posse de bola e o posicionamento dos jogadores em função da bola, colegas e espaço;
- em termos defensivos - a maneira como a equipa se deve posicionar em função do espaço e centro do jogo e o posicionamento específico de cada jogador em função do espaço especifico a ocupar em função do local onde se encontra a bola.
Nestes tipos de exercícios não se pode treinar transições, pois isso requer que alguém tenha perdido ou recuperado a bola, ou seja requer oposição.
O que tenho notado - através de conversas com colegas treinadores que acham que este tipo de exercícios não servem para nada pela falta de oposição - é que muitas vezes este tipo de exercícios não são bem aplicados.
Exemplo em termos ofensivos: muitas vezes noto que os treinadores dizem que a bola deve circular pelo individuo X, que passa para Y, etc, etc, ou seja indicam um caminho que a bola deve percorrer (nesta situação se o adversário perceber que está perante um automatismo estanque facilmente anulará o ataque). Já se optarmos por dar soluções de passe ao individuo X em posse de bola, através do posicionamento dos individuos Y, Z e A, caberá ao jogador em posse de bola decidir qual a melhor linha de passe consoante a oposição que posteriormente irá encontrar em jogo (criação de automatismos a nivel de movimentação e posicionamento em campo em relação à bola e espaço).
Em termos defensivos o principal problema que pode surgir é a falta de motivação pelo facto de não haver o elemento essencial do futebol - a bola.
Logicamente que este tipo de exercícios deve ser aplicado por um curto período de tempo, e rapidamente o Treinador deverá começar a introduzir a oposição (numa primeira fase poderá ser passiva e posteriormente ativa).
Ainda durante a pré época este tipo de exercício poderá/deverá ser aplicado ao nível dos sub-príncipios do modelo de jogo, seja em organização setorial ao nível da defesa, meio campo ou ataque, ou organização intersetorial defesa+meio campo, meiocampo+ataque nos momentos defensivos e/ou ofensivos).
Comments