top of page

GELO - ACELERA A RECUPERAÇÃO FÍSICA?

Atualizado: 29 de dez. de 2023





Tendo sido questionado sobre o tema, decidi procurar uma resposta, pois efetivamente fala-se muito na imersão em gelo após longos períodos de esforço. Inclusivamente, quando estive no Linda-a-velha, por vezes (raras) os jogadores faziam banhos de imersão em gelo.


Após longos períodos de esforço, os músculos têm micro lesões e nesse sentido o organismo desencadeia uma resposta inflamatória (dores musculares). Este processo é positivo, pois permite que os músculos se adaptem ao esforço. Ora, se o gelo tem uma função anti inflamatória, ao sujeitarmos os músculos ao gelo, estamos a impedir que estes se adaptem aos estímulos do esforço realizado.

Sobre a remoção do lactato do sangue, teoricamente após a vaso constrição provocada pelo gelo nos vasos sanguíneos, deveria de ocorrer uma súbita vaso dilatação, onde o resultado desse aumento de pressão levaria o sangue a remover o lactato, no entanto não existem estudos que confirmem uma diferença significativa da concentração de lactato antes e depois da imersão.

Por outro lado, estudos apontam que tanto o descanso, como uma boa alimentação, hidratação e Treinos de Recuperação Ativa, são fatores que influenciam positivamente a aceleração da recuperação física.

No Futebol, os Exercícios de Treinos de Recuperação Física devem ter as seguintes características: pouca tensão muscular, duração não muito prolongada, velocidade baixa, tempo de recuperação entre repetições igual ou metade do tempo do exercício e complexidade baixa.

Em jeito de conclusão, até ao momento não encontrei nenhum artigo ou estudo que chegasse à conclusão que efetivamente os banhos de gelo são benéficos para a Recuperação dos músculos e metabolismo após treinos/jogos. Aliás a imersão em gelo pode provocar taquicardias, hipertensão (durante) e hiperventilação. No entanto é consensual que a imersão em gelo é excelente para o alivio da dor devido à sua capacidade analgésica.

Bibliografia: “Ser Profissional no Amador” (2016)


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page