top of page

O FEEDBACK NO TREINO

Atualizado: 29 de dez. de 2023


No treino, o feedback tem como principal objetivo o desenvolvimento das competências dos jogadores nas diversas dimensões, de modo que estes consigam melhorar as suas performances individuais e coletivas.


O treinador assume um papel preponderante na intervenção (feedbacks) durante os exercícios, pois estes devem ser comunicados de forma ajustada e no timing certo, de modo a eliminar os erros ou então caso os exercícios sejam bem executados destacar a sua eficácia.


Assim sendo, o feedback, para que possa criar alterações à resposta dos seus jogadores, deve ser aplicado preferencialmente durante o exercício ou logo após o seu término, existindo sempre a possibilidade de parar o exercício caso o treinador julgue necessário fazê-lo.


Existem 2 tipos de Feedbacks (Castelo, 2002): Intrínsecos - informação interna que o atleta recebe como resultado da eficácia (ou não) do exercício. Este poderá ser: cinestésico (resultante dos receptores sensitivos musculares), auditivo (recebido através do aparelho auditivo) e visual (recebido através da visão); Extrínsecos - informação que o atleta recebe do treinador como resultado da eficácia (ou não) do exercício. Este poderá ser: verbal ou não verbal (através de demonstração).


As intenções do feedback são (Castelo, 2002): Descritivos - quando o treinador explica de forma geral a execução; Avaliativos - quando o treinador emite um juizo sobre a execução; Comparativos - quando o treinador compara a execução com outras semelhantes; Explicativos - quando o treinador explica as consequências da sua execução; Prescritivos - quando o treinador orienta para corrigir os erros de execução.

O gráfico seguinte apresenta o quanto é importante o feedback no aumento do grau de aprendizagem dos atletas.


Imagem retirada de "Programação, Periodização e Planificação do Treino de Futebol" - Guilherme Oliveira, 2005


A abordagem à correcção do erro, pode ser encarada pelo treinador de duas formas (Castelo, 2002): Negativa – o treinador foca o jogador como sendo a causa responsável pelo surgimento do erro no exercício por este não estar concentrado. Neste tipo de situação o treinador humilha o jogador e castiga-o. Esta aproximação em nada vai influenciar positivamente o jogador, pelo contrário, ele poderá desmotivar-se, perder a confiança quebrar no seu rendimento.

Positiva – o treinador assume que o surgimento do erro em exercício é normal e portanto tenta corrigi-los rapidamente. Recorre frequentemente ao elogio, o que promove motivação, aumento de confiança no interior dos jogadores.


Por fim, existem estudos que comprovam que o treinador que esteja constantemente a encorajar durante o exercício, aumenta o comprometimento dos seus jogadores influenciando de forma positiva o seu rendimento (Coutts, Murphy & Dascombe, 2004; citados por Clemente & Mendes, 2015). No entanto, se um Treinador passar o treino inteiro a dar feedbacks, estes deixam surtir o efeito desejado.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page