Tenho observado que muitos Treinadores na sua planificação das sessões de treino, utilizam o Treino de Recuperação (pós jogo) para realizar Trabalho de Prevenção de Lesões.
Passemos às definições:
Recuperação - é o processo biológico de regeneração e reequilíbrio (físico e mental) que acontece após a prática de uma atividade física intensa, como por exemplo um jogo de futebol.
Prevenção - trabalho de fortalecimento muscular com o objetivo de melhorar o controlo estático, dinâmico e neuromuscular, a coordenação, o equilíbrio e a agilidade.
Ora, a partir destas duas definições, facilmente percebemos que fazer um trabalho de Prevenção de Lesões no Treino de Recuperação, para além de ser contraproducente, pode ser prejudicial e ter exatamente o efeito contrário ao que se pretende, pois como os músculos ainda se encontram em fadiga, ao estarem sujeitos a cargas, podem “rasgar”, provocando lesões de difícil tratamento, sobretudo se estivermos a falar ao nível do Futebol Amador.
Sendo assim, nos Treinos de Recuperação, os exercícios deverão ter as seguintes características: - exercícios com pouca tensão muscular; - exercícios com duração não muito prolongada; - exercícios com velocidade baixa.
Exemplos:
Organização Ofensiva Individual.
Objetivos: Passe e receção.
Tempo: 4 * 3 min.
Pausa 1,5 min. de alongamentos.
Total – 18 min. Grupos: 10 jogadores.
Dimensão do espaço: Y de 20 mts. de distância.
Descrição: Jogadores executam passes entre si, deslocando-se para o local onde executaram o passe.
Organização Ofensiva Inter Setorial - Defesa e Meio Campo - com Transição Defensiva.
Objetivos: 1ª fase de Construção, a partir do guarda-redes. Pressionar o adversário de imediato em caso de perda de bola, fechar a linha defensiva.
Tempo: 3 * 3 min.
Pausa 1,5 min. de alongamentos.
Total – 13,5 min.
Equipas: Gr + 7 vs 3.
Dimensão do espaço: Meio campo.
Descrição: O Guarda-redes coloca a bola em jogo a partir de um passe para um das defesas centrais. A bola circula pela linha defensiva e do meio campo até conseguirem introduzir a bola em uma das 3 balizas colocadas no meio campo. Caso o adversário consiga recuperar a posse de bola, rapidamente deverão mudar a atitude de modo a conseguirem recuperar a posse de bola.
Para o Trabalho de Prevenção de Lesões, a FIFA criou um Programa de Aquecimento completo, para jogadores amadores, com o objetivo de reduzir as lesões mais frequentes no futebol. O Programa chama-se FIFA 11+ e tem como base o treino do Core, Equilíbrio e Controlo Neuromuscular, Pliometria e Agilidade.
Relativamente aos alongamentos, exercícios que muitas vezes são utilizados pelos Treinadores, para prevenção de lesões, o FIFA 11+ não os engloba porque a investigação demonstrou que os exercícios de alongamentos estáticos têm uma influência negativa no desempenho muscular e os alongamentos dinâmicos não são conclusivos quanto à sua eficiência na prevenção de lesões. No entanto os alongamentos devem ser utilizados no final das sessões de treino, pois irá ajudar os músculos a relaxar e a aliviar a dor.
Bibliografia: - Escudeiro, Vitor; Dinis, Eduardo; Escudeiro, José; Coutinho, Ricardo; Leite, Bruno (2016) - Ser Profissional no Amador. Prime Books. Estoril
- Castelo, Jorge; Barreto, Herminio; Alves, Francisco; Santos, Pedro; Carvalho, João; Vieira, Jorge (1998) – Metodologia do Treino Desportivo. FMH Edições. Cruz Quebrada
- Carvalhal, Carlos (2002) - No Treino de Futebol de Rendimento Superior. A Recuperação é.... Muitíssimo mais que “Recuperar”. Liminho, Indústrias Gráficas Lda. Braga
- Silva, Marisa (2008) – O Desenvolvimento do Jogar, Segundo a Periodização Táctica. MCsports. Pontevedra
- Guilherme Oliveira, José (2005) – Apresentação: Programação, Periodização e Planificação do Treino de Futebol. Curso de treinadores 1º Nivel. Aveiro
- Bizzini, M.; Junge, A.; Dvorak, J. (2009) – FIFA 11 +. FIFA Medical Assessment and Research Centre (F-MARC). Zurique
Bình luận